quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Perspectiva da segurança doméstica para 2014 no Japão



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Nesta semana o Comentário é sobre as perspectivas do Japão para o ano 2014 em 4 setores. Hoje no terceiro segmento, vamos abordar a política doméstica. Ken Jimbo, professor associado da Faculdade de Gestão Política da Universidade Keio, nos fala sobre as medidas nacionais de segurança.

Pedimos que ele nos falasse sobre o panorama para este ano.

O comentarista diz que as discussões sobre a autodefesa coletiva deverão ser iniciadas em plena escala após o término do trabalho de compilação do orçamento e do início do novo ano fiscal em abril.
A carta da ONU estipula que um Estado soberano tem direito à autodefesa para se proteger e também o direito à autodefesa coletiva para cooperar na proteção de outros países.

Até agora, o governo japonês vinha adotando a posição de que não exerceria o direito à autodefesa coletiva apesar de ter tal direito.

Contudo, como a situação de segurança na comunidade internacional mudou de forma drástica, o governo do premiê japonês Shinzo Abe pretende tornar possível o exercício do direito à autodefesa coletiva dentro da atual estrutura constitucional.

Ao ser questionado sobre os desafios para a promoção das medidas de segurança nacional, o comentarista explica que não acredita que será fácil obter progresso na questão da autodefesa coletiva na velocidade e nos termos visados pelo governo de Abe. O parceiro menor da coalizão governista do Japão, o Partido Komei, vem adotando uma postura contra o exercício do direito à autodefesa coletiva e o princípio do partido não deverá mudar no futuro.

Portanto, provavelmente um acordo entre o Partido Komei e o governo iria apenas ser concluido após a definição de restrições ao exercício do direito à autodefesa coletiva.

Um outro ponto seria como a questão seria aceita pela população, pois deve existir um consenso geral a respeito dos princípios no tocante a uma participação ativa na cooperação internacional para a paz e quanto ao fortalecimento da aliança nipo-americana.

Contudo a opinião pública parece ainda estar dividida sobre até onde as forças de autodefesa seriam envolvidas usando armas.

A confiança no governo Abe estaria em jogo ao conduzir discussões minuciosas e delinear medidas para obter um consenso ainda maior.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...