terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Japão espera por em prática nova política para descarte de resíduos radioativos




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O governo japonês planeja revisar sua política-base para o descarte de lixo nuclear, de modo que possa ter uma participação mais efetiva no processo de escolha de locais onde os resíduo serão armazenados definitivamente.

O Ministério da Indústria afirmou que a partir do início deste ano a pasta trabalhará em torno de propostas enviadas por um painel de especialistas em novembro do ano passado.

O governo planeja armazenar resíduos de usinas nucleares altamente radioativos em locais subterrâneos a grandes profundidades. A administração tem solicitado a governos locais que indiquem locais candidatos ao armazenamento através de uma lei que entrou em vigor em 2000.

Contudo, nenhuma municipalidade mostrou-se interessada e o governo central ainda não garantiu nenhum local candidato.

Através da nova política, o governo planeja delinear uma lista de locais que seriam considerados cientificamente apropriados para o descarte, e solicitar a municipalidades relacionadas que concordem com o projeto.

O Japão espera pavimentar o caminho para concluir até o fim deste ano a sua busca por locais para o descarte de resíduos radioativos.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...