domingo, 19 de janeiro de 2014

Eleição para prefeitura de Nago começa em meio à polêmica sobre transferência de base americana





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Moradores da cidade de Nago, localizada na província de Okinawa no sudoeste do Japão, estão indo às urnas neste domingo para escolher quem vai ocupar a prefeitura. O principal tema da eleição é a questão da transferência da base aérea estadunidense para a cidade.

Dois candidatos disputam a prefeitura. O ex-deputado da Assembléia Legislativa da província Bunshin Suematsu é o candidato apoiado pelo Partido Liberal Democrático. O atual prefeito, Susumu Inamine, busca um segundo mandato com o apoio dos partidos Comunista e Social Democrata, entre outros.

A votação começou às 7 horas do domingo. A comissão eleitoral que organiza o pleito afirma que o índice de comparecimento às urnas estava em 23,73% às 14 horas, 1,84 ponto percentual a menos do que o número equivalente da última eleição em 2010.

A maior divergência do pleito municipal diz respeito ao plano de transferir as atividades da base aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, de uma área densamente povoada na cidade de Ginowan para a área costeira do distrito de Henoko em Nago. Ambas as localidades estão dentro da província de Okinawa.

Suematsu apoia o plano de transferência em troca de mais auxílio financeiro do governo central. Inamine é contra a transferência da base aérea para o município.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...