segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Impacto da reeleição do prefeito de Nago sobre transferência de base em Okinawa




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Neste Comentário, o jornalista Tomoyuki Masanobu, da NHK, fala dos efeitos que o resultado da eleição para prefeito de Nago, na Província de Okinawa, causará na planejada transferência de uma base aérea americana para o município. O governo japonês planeja transferir funções da Base Aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, da densamente povoada cidade de Ginowan, da mesma província, para o distrito litorâneo de Henoko, na cidade de Nago. No final do ano passado, o governo central conseguiu finalmente obter autorização do governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, para a realização de um aterro no município.

- Que impacto a reeleição do prefeito, Susumu Inamine, contrário ao projeto, poderá ter sobre o plano de transferência da base?

"Como o resultado da eleição reflete a oposição da população ao plano de transferência, haverá um grande impacto sobre o governo do primeiro-ministro, Shinzo Abe. Inamine tem enfatizado que rejeitará quaisquer procedimentos ou tentativas de diálogo relacionadas ao aterro. Opositores da transferência esperam interromper as obras com o uso da autoridade do prefeito.

O próprio chefe do Executivo municipal não dispõe de autoridade para fazer cessar a construção, mas a Prefeitura tem o controle de algumas áreas. Por exemplo, o governo central planeja preparar uma área para a colocação do material de construção em um porto pesqueiro da cidade de Nago. Para tanto, necessitará da autorização da Prefeitura de Nago, que administra o porto. Além disso, cabe ao governo municipal autorizar a instalação de um tanque de combustível. Inamine deu indicações de que fará uso desse poder para interromper as obras. Assim, o governo central terá de tomar outras medidas ou estudar a possibilidade de processar judicialmente o prefeito com o argumento de que são injustas as suas ações. Em qualquer caso, as obras não avançarão do modo inicialmente programado."

- Que rumo parece tomar então o plano de transferência da Base Aérea de Futenma?

"O que preocupa é que parece ter se tornado ainda mais intensa a divisão da população em relação ao tema após a autorização dada pelo governador para as obras do aterro e após a reeleição do prefeito. A questão da transferência da base foi o tema da campanha eleitoral de Inamine.

O governo central encara a transferência como questão de segurança nacional. Assim, independentemente do resultado da eleição, o plano é de dar seguimento a estudos do distrito litorâneo de Henoko com o fim de executar o projeto. Tem-se esperança de que o governo central não venha a tomar medidas de força e de que leve, isto sim, em plena consideração a situação na província, sempre dando cuidadosas explicações para a população de Okinawa. Em sua maior parte, a população da província compartilha a aspiração de redução dos riscos da base tão logo quanto possível."

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...