quinta-feira, 16 de julho de 2015

Governo japonês avança na retomada do militarismo, mesmo contra a vontade da população


Nesta quarta-feira (15), um comitê da câmara baixa do Parlamento japonês, aprovou uma lei que altera, de maneira significativa, a política de segurança do Japão. Hoje, ela é baseada no princípio de que “o povo japonês renuncia à guerra como direito soberano da nação e ao uso de ameaças ou da força bélica como meio de solução de disputas internacionais”.
A lei que pretende alterar esse princípio, vai permitir que o país envie tropas militares ao exterior, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. A aprovação ocorrida na quarta-feira provocou uma reação vigorosa por parte de populares, que temem uma violação da Constituição Pós-Guerra pacifista.
O artigo 9 determina que as forças militares japonesas devem ter caráter exclusivamente de defesa e são proibidas de realizar operações em outras nações . A oposição teme que, com a aprovação da lei, o Japão passe a se envolver em conflitos liderados pelos Estados Unidos, em várias partes do mundo.
O premiê japonês, Shinzo Abe, empunha a bandeira da “defesa pela força” dizendo que uma postura “mais enfática” seria, também, mais efetiva. Essa postura é elogiada pelos EUA, que se preocupa com as investidas comerciais de uma China cada vez mais ofensiva.
Nesta quarta-feira (15) uma multidão de manifestantes, estimados em 60 mil pessoas, reuniu-se perto do gabinete do primeiro-ministro, carregando cartazes e entoando “Desista das leis de Guerra”, “Proteja o Artigo 9” e “Abe, renuncie”.
A oposição bem que tentou impedir a votação, gritando e levantando cartazes com as palavras “A política de Abe é imperdoável” e “Contra a imposição de leis”. Mas, após um debate longo e tumultuado, os parlamentares da base aliada do governo conseguiram aprovar o projeto de lei.
A expectativa do governo é de que o projeto seja aprovado ainda nesta semana na câmara baixa, onde o bloco governista tem uma maioria absoluta, antes de seguir para a câmara alta.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...