domingo, 5 de julho de 2015

Evacuados mortos há 70 anos nas ilhas Senkaku durante a Segunda Guerra são homenageados em Okinawa


A cidade de Ishigaki, localizada na ilha de mesmo nome em Okinawa, realizou na sexta-feira (4) uma cerimônia com a inauguração de um memorial em homenagem aos residentes mortos em dois navios de evacuação no fim da Segunda Guerra Mundial.
Segundo a NHK, as duas embarcações foram atacadas por forças norte-americanas, em 3 de julho de 1945, ao longo das ilhas Senkaku no Mar da China Oriental. Elas transportavam moradores de Ishigaki com destino à Taiwan. Mais de 80 pessoas morreram no ataque.
Setenta anos depois da tragédia, 60 pessoas se reuniram na cidade para homenagear as vítimas. Yotake Kedashiro discursou em nome da associação de famílias enlutadas. Ele afirmou que os familiares nunca se esqueceram do ataque dos Estados Unidos próximo à ilha Uotsuri.
Kedashiro espera que a homenagem continue a ser realizada em Ishigaki e que o cenotáfio (memorial fúnebre) se torne um bastão da paz. Um monumento para lembrar as vítimas foi construído há 40 anos em Uotsuri. No entanto, como muitas famílias estão relutantes em participar das cerimônias, a associação planeja realizá-las em Ishigaki.
Masako Ishigaki, uma sobrevivente que tinha 11 anos na época, disse estar grata por viver num mundo pacífico e que a guerra deve ser evitada a qualquer custo.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...