terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Terremotos causam afundamento do solo em larga escala no Japão



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O Ministério do Meio Ambiente do Japão afirmou que quase 6 mil quilômetros quadrados de solo em todo o país afundaram em mais de 2 centímetros no último ano fiscal.

Esse número é cerca de mil vezes superior em comparação ao ano fiscal de 2010, que terminou em março do ano seguinte, e o maior desde que levantamentos nesse sentido passaram a ser feitos em 1978.

Organizações municipais que extraem água subterrânea medem o afundamento do solo regularmente.

Foi registrado um afundamento superior a 2 centímetros em quase metade das 30 áreas averiguadas em 20 províncias. Considera-se que esse nível tenha um possível impacto sobre a estabilidade dos edifícios.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a cidade de Kesennuma, na província de Miyagi, registrou o maior afundamento, com 73,8 centímetros. A cidade de Ichikawa, na província de Chiba, ficou em segundo lugar, com 30,9 centímetros.

Sete áreas registraram afundamento do solo superior a 10 centímetros. Elas se concentram na região de Tohoku, no nordeste do país, e em Kanto, que inclui Tóquio.

Funcionários do ministério afirmam que o afundamento é atribuído ao terremoto ocorrido em 11 de março do ano passado. Eles manifestaram preocupação quanto à ampliação do afundamento do solo e mais danos a edifícios.

5 comentários:

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...