sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Antigo documento chinês reconhece Senkaku como parte do território japonês



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved




A Jiji Press, uma empresa de mídia do Japão, reportou que, de acordo com um documento diplomático datado de 1950, a China reconhecera as Ilhas Senkaku como parte das Ilhas Ryukyu, do Japão.

Segundo informações, a Jiji Press reportou o fato ontem, quinta-feira, após ter obtido uma cópia do documento.

O informe diz que o documento é um esboço geral sobre as questões territoriais para um tratado de paz com o Japão, e foi elaborado pelo governo chinês em maio de 1950.

A China reivindica que as Ilhas Senkaku são parte de Taiwan e se refere insistentemente a elas como Ilhas Diaoyu.

Segundo a reportagem, no documento, o governo chinês se refere às ilhas localizadas no Mar da China Oriental como Ilhas Senkaku, ao invés de chamá-las de Diayou, como o faz atualmente.

O artigo da Jiji Press diz que o documento contém descrições que reconhecem as ilhas como parte de uma área que é, atualmente, a província japonesa de Okinawa.

O documento posiciona que a China necessita considerar se as ilhas devem ou não ser incorporadas a Taiwan.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse, na quinta-feira, que o governo chinês desconhece o documento. Ela acrescentou que as reivindicações sobre a soberania da China contam com um histórico suficiente com base em argumentos legais.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...