sábado, 29 de dezembro de 2012

Japão refuta requerimento chinês para expansão de plataforma continental


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O Japão registrou uma objeção perante às Nações Unidas contra requerimento chinês para ampliar sua plataforma continental até as áreas, incluindo as Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental. As Ilhas Senkaku são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pela China e Taiwan.

O governo japonês enviou, na sexta-feira, o documento para a Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU, pedindo que o requerimento da China não seja examinado.

O documento japonês diz que o Japão e a China primeiramente precisam estabelecer fronteiras sobre a plataforma continental no Mar da China Oriental, de acordo com a Convenção da ONU sobre o Direito no Mar.

O documento afirma que a verificação de requerimentos de ampliação de plataforma continental, de acordo com leis internacionais, requer que haja concordância de todos os países envolvidos.

O governo chinês enviou seu requerimento para a comissão da ONU no dia 14 de dezembro. O documento alega que a plataforma continental chinesa, no Mar da China Oriental, se prolonga desde a China continental até a Fossa de Okinawa, onde se localiza a cadeia de Ilhas Senkaku.

A China estabelece parte do limite exterior de sua plataforma continental com base neste argumento. O país terá o direito de explorar recursos do leito marítimo na área, caso a ONU aprove seu pedido.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...