terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Professor japonês laureado diz que Prêmio Nobel é oportunidade para um recomeço



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights reserved


O professor Shinya Yamanaka, da Universidade de Kyoto, descreveu a manhã após ter recebido o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina deste ano como o primeiro dia do início de sua vida como cientista.

Yamanaka falou a repórteres em Estocolmo, na terça-feira, ou seja, um dia após ter recebido o prêmio.

O professor disse que está muito feliz por ter sido capaz de participar da cerimônia de entrega, descrita por ele como magnífica, e de jantar na companhia de sua família, particularmente de sua mãe.

Ele agradeceu aos organizadores for terem lhe dado essa oportunidade.

Yamanaka também falou sobre a ansiedade de retornar à sua pesquisa, dizendo que possui trabalho à sua espera em casa que não pode ser adiado ainda mais.

Yamanaka foi premiado por seu trabalho sobre células-tronco pluripotentes induzidas, conhecidas como células iPS, que podem ser programadas para se tornaram qualquer tipo de célula do corpo humano.

O professor disse que espera usar sua pesquisa sobre células iPS em medicina regenerativa, com vistas à substituição de tecidos e órgãos perdidos devido a doenças ou ferimentos. Também expressou esperança em relação ao desenvolvimento de novos medicamentos.

5 comentários:

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...