terça-feira, 14 de abril de 2015

Jovens vivem com 30 a 50 mil ienes por mês e moram em cabanas no Japão



Chiba
Katsuya Yoshida, 28, deixou a metrópole em novembro do ano retrasado (bairro de Setagaya em Tokyo), para viver perto do mar em Kujukurihama, em Chiba. Adquiriu um terreno de 140 metros quadrados por 450 mil ienes. Pediu para perfurar um poço e solicitou o serviço de energia elétrica, construiu uma cabana com materiais de construção baratos que buscou na internet. Vive uma vida eco, como ele mesmo diz. Usa pouca energia elétrica e não paga conta de água.

Sua mudança foi feita com um carrinho acoplado em sua bicicleta. Parte da cabana foi construída por ele mesmo em cerca de 1 mês. Enquanto isso, Yoshida vivia na barraca de camping, até que o quarto com área equivalente a 4 tatamis ficou pronto. Conta que gastou no total, com o terreno, cerca de 1 milhão de ienes, incluindo os materiais de construção.

Vida simples de baixo custo

A vida é simples e saudável. Sua alimentação, quase gratuita, vem da horta cultivada no terreno e de outras coisas que compra ou ganha da vizinhança. Por isso, consegue viver com 30 a 50 mil ienes por mês, conta Yoshida ao Asahi Shimbun desta segunda-feira (13/abr).  Sua conta de luz é de cerca de 400 ienes mensais, o suficiente para o seu computador, cobertor elétrico e aspirador de pó. Sem máquina de lavar roupa, usa bacia.

Expôs seu novo estilo de vida na web, através de um blog e no You Tube. Assim, criou uma rede de contatos com outros jovens do país que vivem do mesmo jeito ou que querem isso.

Amigos que tem o mesmo estilo de vida

Por mera coincidência, Noriyuki Tagawa, 30 anos, cuidador de idosos, também adquiriu um terreno de 120 metros quadrados por 350 mil ienes na mesma região que Yoshida, em fevereiro de 2013.  “Fiquei mais tranquilo depois que comecei a viver na cabana. Aumentei o círculo de amigos que tem o mesmo estilo de vida”, conta Tagawa, ao jornal. Ele gastou mais do que Yamada na construção, com materiais adquiridos no home center da cidade próxima. O conhecimento para a construção da cabana foi adquirido na internet. Tudo foi construído por ele próprio, até agora, mas ainda há o que fazer. Ele calcula mais uns 3 meses.

Ele e Yoshida se conheceram pessoalmente e se tornaram amigos. Um visita o outro e fazem comida juntos. Os 2 respondem às perguntas dos interessados nesse estilo de vida e se tornaram “conselheiros” na rede.

Mais um aspecto que ambos tem em comum é a paz espiritual que encontraram depois dessa mudança de vida, contam. Yoshida estuda para mudar de profissão e Tagawa toca piano enquanto pensa o que vai fazer daqui pra frente.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...