sexta-feira, 17 de abril de 2015

Atleta japonês pode quebrar recorde em Hiroshima


Aumentam as expectativas entre oficiais e fãs da categoria de atletismo no Japão, sobre a possibilidade de um corredor japonês quebrar a marca dos 10 segundos na corrida de 100 metros rasos. Isso pode acontecer pela primeira vez durante os Jogos Atléticos Amadores Internacionais do Memorial Mikio Oda, na cidade de Hiroshima, no oeste do Japão.

A competição terá início no sábado. Yoshihide Kiryu, de 19 anos, alcançou a marca dos 9,87 segundos, favorecido pelo vento, durante os 100 metros rasos masculinos de uma competição realizada no mês passado nos Estados Unidos. Contudo, a façanha não foi reconhecida como um recorde oficial. Kiryu, que vai participar do encontro em Hiroshima, está chamando a atenção pela possibilidade de conseguir quebrar a barreira dos 10 segundos. Hoje, para o Comentário, conversamos com Fujio Kariya, da NHK, sobre as chances do atleta japonês.

Começamos perguntando ao comentarista se ele acredita que Kiryu consiga completar os 100 metros em menos de 10 segundos.

Kariya diz: “Eu acho que isso é bem possível. Kiryu terminou os 100 metros em 9,87 segundos no mês passado nos Estados Unidos, mas com a ajuda de um vento de 3,3 metros por segundo. A marca não foi válida oficialmente já que o vento ultrapassou a velocidade máxima permitida, de 2 metros por segundo. Se o seu tempo puder ser ajustado com um vento abaixo desta velocidade, ele poderá completar os 100 metros em menos de 10 segundos.

Acho que o vento poderá ser importante outra vez. Um vento de menos de 2 metros por segundo soprando nas costas de Kiryu seria ideal. O local da competição em Hiroshima é bem conhecido por ter esse tipo de vento ideal. Muitas pessoas acham que o momento é perfeito para que o atleta consiga completar um recorde abaixo dos 10 segundos com a combinação do local ideal com a forma perfeita de Kiryu.”

Qual é a importância da quebra dessa marca dos 10 segundos?

Kariya responde: “Enorme. Koji Ito alcançou o recorde nacional japonês de 10 segundos nos Jogos da Ásia de 1998, em Bangcoc, na Tailândia. Naquela ocasião, aumentaram as expectativas para um corredor japonês completar os 100 metros em menos de 10 segundos. Mesmo assim, nos 17 anos que se passaram desde então, a marca nunca foi ultrapassada.

Durante o mesmo período, o recorde mundial melhorou de 9,84 para 9,58 segundos. Mas nenhum corredor asiático conseguiu quebrar a marca dos10 segundos.

Vencedores das corridas de 100 metros rasos são considerados os corredores mais rápidos do mundo. Dizem que esta modalidade deu origem a todos os esportes, e por isso mesmo atrai muita atenção nos eventos esportivos. Quando surge um novo astro dos 100 metros, os organismos dos eventos de atletismo querem aproveitar para obter fontes de renda, como participações pagas, prêmios em dinheiro e contribuições feitas por patrocinadores. Se um corredor japonês quebrar a marca dos 10 segundos isso poderá modificar drasticamente o mundo do atletismo no Japão.”

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...