quinta-feira, 9 de abril de 2015

Homens brasileiros estão na 4ª posição nos casamentos entre japonesas e estrangeiros


Fonte: nhk e ipc digital
Com o dorama Massan da NHK, várias questões vieram à tona na sociedade japonesa, como o casamento de japoneses com estrangeiros, os filhos mestiços, como gerenciar as diferenças culturais, entre outras. E nesse público aparece o homem brasileiro casado com mulher japonesa, em 4a. posição no ranking dos maridos estrangeiros.

Os casamentos internacionais representam 3,3% de total realizado em 2013, segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social. Para quem acha pouco, 30 anos atrás, em 1983 era de 1,4%. Em números, 21.488 casamentos foram realizados entre japoneses e estrangeiros no ano passado.

A maioria desses é de casais de homem japonês com mulher estrangeira, num total de 15.442, o que significa 71,9%. Já o contrário, de 28,1%, tem 6.046 casais. As províncias com mais casais estrangeiros são Gifu, com 4%, seguida de Aichi, Chiba, Tokyo e Nagano, numa média de 2,3% homens que se casam com mulheres estrangeiras.

Apesar de o índice de mulheres japonesas que se casam com homens estrangeiros ser menor, de menos de 1%, em Okinawa esse percentual sobe para 3,2%, seguida por Tokyo, Osaka, Kyoto e Kanagawa.

As esposas chinesas lideram a lista com 40,5%. Depois vem as filipinas (20,2%), Coreia do Sul e Coreia do Norte (17,7%) e Tailândia (6,4%).

Homens brasileiros com esposas japonesas representam 5% dos casamentos internacionais

No topo da lista dos esposos estrangeiros estão a Coreia do Sul e Coreia do Norte com 28%, seguidas pelos americanos (19%), chineses (12%), brasileiros (5%). Porém, dentre os coreanos se incluem os nascidos no Japão.

Segundo a publicação do Shukan Post, de 27 de março, as mulheres japonesas se casam com homens de diversos países, não só os que conhecem no ambiente de trabalho, mas de quando viajam para o exterior.

Diferente delas, os homens japoneses parecem preferir as que vem para o Japão a trabalho, diz a pesquisadora Naoko Kuga, da NLI Research (Instituto de Pesquisa Nissey). “Nas províncias de Gifu e Aichi onde há muitas indústrias automotivas, há casos de casamento entre homens japoneses e mulheres estrangeiras que migraram ao Japão em busca de trabalho. Já em províncias como Nagano, que vivem da agricultura e com a diminuição de mulheres jovens por conta do despovoamento, há um número crescente de casos de acolhida da esposa estrangeira”, explica.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...