quarta-feira, 3 de junho de 2015

Governador de Okinawa se reúne com presidente do Comitê de Serviços Armados do Senado dos Estados Unidos


O governador de Okinawa, Takeshi Onaga, e o senador John McCain, também presidente do Comitê de Serviços Armados do Senado dos Estados Unidos, divergiram quanto à planejada transferência de uma base aérea pertencente ao Corpo de Fuzileiros Navais americanos dentro da província situada no extremo sul do Japão.

Os governos do Japão e dos Estados Unidos haviam concordado quanto à transferência da base aérea de Futenma de uma área densamente povoada na cidade de Ginowan para a região costeira de Henoko, em Nago. O governador de Okinawa, porém, é contrário ao plano.

Onaga e McCain se reuniram a portas fechadas na terça-feira, em Washington. O governador americano teria dito ao senador japonês que compreende totalmente a aliança de segurança nipo-americana, mas que o povo okinawano permanece firmemente contrário ao plano de transferência.

Em uma declaração divulgada após o encontro, John McCain expressou seu contínuo apoio ao plano atual, que também é endossado pelos governos dos Estados Unidos e do Japão.

Posteriormente, Takeshi Onaga declarou à imprensa que, embora não possa divulgar o conteúdo da conversa que teve com o senador americano, ele e McCain concordaram em dar continuidade ao diálogo.
Fonte: NHK

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...