terça-feira, 23 de junho de 2015

Cerimônia marca o 70º aniversário da Batalha de Okinawa


Esta terça-feira marca o 70º aniversário da Batalha de Okinawa, ocorrida na província de mesmo nome, no extremo sul do Japão. Trata-se da mais feroz e sangrenta batalha ocorrida ao término da Segunda Guerra Mundial.
A data de 23 de junho marca o fim do combate organizado das Forças Armadas do Japão contra os Estados Unidos em Okinawa. Durante a batalha terrestre que durou três meses, mais de 200 mil pessoas foram mortas, incluindo civis, soldados japoneses e militares americanos. Um em cada quatro okinawanos perdeu a vida.
Cerca de 5,4 mil pessoas, inclusive o primeiro-ministro Shinzo Abe, participaram de uma cerimônia no Parque Memorial da Paz, na cidade de Itoman, local onde ocorreu o último grande combate.
O governador de Okinawa, Takeshi Onaga, afirmou que as bases militares dos Estados Unidos na província representam uma questão de segurança nacional, e que a responsabilidade de solucioná-la deveria caber à toda população japonesa.
Segundo Onaga, o governo central não deveria se ater a uma ideia fixa e deveria suspender o trabalho de transferência da base aérea de Futenma, pertencente ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, para o distrito de Henoko, também em Okinawa. A província exige que o governo revise sua política para reduzir o fardo provocado pelas bases americanas em Okinawa.
O premiê Abe, por sua vez, manifestou compaixão por aqueles que morreram na batalha. De acordo com ele, há muitos anos que o povo okinawano tem carregado um fardo pesado em nome da segurança nacional.
Ele reiterou que a área residencial de West Futenma foi devolvida a Okinawa no final de março. Shinzo Abe declarou que vai continuar a fazer todo o possível para reduzir o fardo da província por causa das bases americanas.
A ilha de Okinawa tem valor estratégico para os EUA, já que é situada perto da China e da Coreia do Norte. Os habitantes da ilha dizem que são obrigados a conviver com o barulho dos aviões, além do temor constante de acidentes aéreos. A pior ameaça, porém, segundo os moradores, é a dos riscos vinculados à presença dos soldados americanos na ilha, com base nos vários casos de estupro e roubo registrados nos últimos anos.
fonte: NHK

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...