sábado, 6 de junho de 2015

Ohaguro – costume antigo de pintar os dentes de preto evitava cáries


Muito popular no Japão até a era Meiji, o Ohaguro, costume de tingir os dentes de preto também é conhecido e praticado em algumas partes do sudeste da China, ilhas do Pacífico e sudeste asiático.

Essa prática era sinônimo de luxo e beleza no Japão e era realizada principalmente por mulheres casadas, embora muitos homens também o faziam.

Com o passar do tempo notou-se que os dentes, além de pretos, passaram a apresentar menos cáries.
O principal ingrediente da tinta preta era uma solução marrom-escuro de acetato férrico chamado kanemizu (かねみず), feito a partir da dissolução da limalha de ferro no vinagre. Quando esta solução era combinada com pó de chá ou gallnut, ficava preta e tornava-se indissolúvel em água.

Esta mistura que era aplicada todos os dias ou a cada 2 dias nos dentes, formava uma camada que funcionava como uma “proteção” evitando que as bactérias causadoras das cáries se fixassem diretamente nos dentes.

Em fevereiro de 1870, o governo do Japão proibiu a prática do Ohaguro, e aos poucos o mesmo tornou-se obsoleto.

Hoje em dia ainda é possível ver um “belo” sorriso preto em algumas peças teatrais japonesas e até em festas tradicionais.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...