quinta-feira, 21 de maio de 2015

Robôs humanoides são desenvolvidos em número crescente no Japão


Neste Comentário, o professor Atsuo Takanishi, da Universidade Waseda, fala de robôs humanoides produzidos no Japão.

“A forma humanoide é a melhor que os robôs podem ter quando o objetivo é se comunicar com as pessoas. É altamente significativo que este tipo de robô passe a ser utilizado em uma área do setor de serviços.

Atualmente o robô utilizado por uma loja de departamentos de Tóquio não consegue conversar com as pessoas. Entende-se, assim, que seja difícil empregá-lo imediatamente como recepcionista na loja. No entanto, vários dados, como a sua eficiência na função, serão coletados e servirão de feedback para a empresa que o desenvolveu. Com base nos dados, a companhia poderá aprimorar as funções do robô. É crucial, portanto, haver uma estreita colaboração entre a empresa que criou o robô e a loja de departamentos.

Uma quantidade crescente de estudos sobre humanoides é realizada nos Estados Unidos e na Europa. O Japão é, porém, um líder incontestável, dado o grande número de pesquisadores do setor e as amplas perspectivas que eles adotam ao estudar a robótica. Na Universidade Waseda, realizamos pesquisas com robôs bípedes para compreender o modo como se locomovem os seres humanos. Robôs com estrutura maxilar semelhante à dos seres humanos também ajudam a esclarecer o modo como as pessoas fazem a mastigação dos alimentos. Existem hoje mais e mais comprovações de que os robôs são instrumentos úteis para analisar os seres humanos de maneira científica.

Não há indícios de que robôs humanoides venham a ingressar tão cedo no lar para assumir tarefas de limpeza ou de lavagem de roupa. Sabe-se, no entanto, que uma operadora de telefonia móvel do Japão planeja comercializar dentro de poucos meses robôs semelhantes a seres humanos. Robôs capazes de entender o que as pessoas dizem ou de conversar por conta própria serão empregados em breve em serviços que prestam informações ao público. Vários aplicativos foram desenvolvidos para smartphones. De modo similar, existe a possibilidade de que muitos aplicativos serão desenvolvidos para possibilitar a prestação de diversos serviços por robôs. Tem-se grande esperança de que humanoides com funções relativamente simples sejam colocados em uso prático dentro de um ou dois anos. Em cinco ou dez anos, surgirão humanoides altamente sofisticados.”

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...