terça-feira, 26 de maio de 2015

Após embargo de quase 2 anos, Brasil quer o lugar da Austrália no mercado japonês de carne bovina


O Grupo de Líderes Empresariais (Lide) promoveu na última sexta-feira (22/5), o 2º Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, realizado no Brasil, na capital de Minas Gerais. Durante o Fórum, Roberto Giannerti da Fonseca, integrante do Conselho do Agronegócio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e ex-presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), declarou que o Brasil deve focar na abertura dos mercados do Japão e da Coreia do Sul para a carne bovina in natura, após a retomada das vendas para a China.

Segundo ele, “esses mercados ainda são dominados pela Austrália e remuneram bem. Temos que avançar na abertura dessas regiões”.

Canadá, México e Estados Unidos estão na lista dos mercados relevantes onde o Brasil deveria trabalhar para iniciar vendas do produto. “Estou confiante que a abertura dos Estados Unidos à carne in natura vai se concretizar até meados de junho deste ano. Essa abertura deve puxar junto a dos outros mercados”, acrescentou ele.

No final do ano passado, o Japão cancelou o embargo à importação de carne bovina brasileira, que havia iniciado em 2012, depois da divulgação de um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), registrado no estado do Paraná. Outros países que adotaram embargo semelhante, suspenderam as restrições em 2013. O Japão foi um dos poucos países que mantiveram a proibição contra a carne bovina brasileira até dezembro de 2014.

Quanto à retomada do mercado Chinês, Giannetti disse que “a medida pode impulsionar ainda mais os preços recebidos e o volume embarcado”. Enquanto isso, dados da Corporação das Indústrias de Agricultura e Pecuária do Japão (ALIC), indicam que, apesar de aumentar a importação de carne bovina, em média 3% ao ano, o Japão registrou redução do consumo real do produto em cerca de 1%.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...