quinta-feira, 28 de maio de 2015

Governador de Okinawa vai ao Havaí para pedir cancelamento de transferência de base americana


Fonte: Nhk
Durante reuniões com membros do congresso dos Estados Unidos no Havaí, o governador de Okinawa, Takeshi Onaga, manifestou que irá se opor de maneira firme ao plano de transferência de uma base militar americana na província, situada no sul do Japão.

Com base em um acordo com os americanos, o governo japonês irá transferir a Base Aérea de Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, atualmente na cidade de Ginowan, que é densamente povoada, para a área costeira de Henoko, na cidade de Nago.

Onaga ficará nos Estados Unidos por seis dias com o objetivo de pedir o cancelamento do plano. Durante a primeira parada de sua viagem, no Havaí, o governador de Okinawa se encontrou separadamente com a senadora Mazie Hirono e a congressista Tulsi Gabbard.

Onaga disse às legisladoras que irá usar sua autoridade para cancelar o plano. Segundo ele, os Estados Unidos consideram a transferência da base um problema interno do Japão, mas um eventual cancelamento das atividades afetaria o governo americano.

O governador de Okinawa também afirmou que deseja que os governos americano e japonês suspendam a transferência e passem a negociar com a província.

A senadora Mazie Hirono disse que o governo japonês deveria escutar mais o que Okinawa tem a dizer.

Já a congressista Tulsi Gabbard afirmou entender a opinião de Onaga, mas pediu para o governador de Okinawa elaborar um plano alternativo caso a transferência atual seja interrompida.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...