segunda-feira, 25 de maio de 2015

Primeiro projeto de lei específico contra o racismo no Japão é submetido à Câmara Alta


Um grupo de legisladores fez história na última sexta-sexta-feira (22), ao apresentar à Câmara Alta do Japão o primeiro projeto de lei especifico contra o racismo e a incitação ao ódio.

Apoiado por parlamentares do Partido Democrata e do Partido Social Democrata, o projeto proíbe todas as formas de discriminação racial, incluindo o discurso de ódio (hate speech). O texto do projeto também responsabiliza governos provincianos e municipais pela eliminação dos atos racistas.

O projeto apresentado na semana passada é a primeira legislação anti-discriminação de seu tipo no Japão. Em 1969 o país assinou a Convenção Internacional de Eliminação de Todas as Formas Discriminação Racial, mas sofre duras criticas da comunidade internacional por não possuir uma lei mais clara contra o racismo.

Atualmente, grupos nacionalistas anti-estrangeiros, como o Zaitokukai, se respaldam na lei de liberdade de expressão para promover atos claramente racistas contra coreanos e chineses. Se o novo projeto de lei, mais específico, passar pelo longo processo de aprovação, o grupo seria impedido de promover esse tipo de manifestação. No entanto, o projeto apresentado proíbe o racismo mas não garante que o infrator será punido criminalmente.

Apesar de não haver garantias de que o projeto será aceito e analisado por uma comissão, tão pouco promulgado, os defensores dos direitos humanos comemoraram a iniciativa dos legisladores.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...