sábado, 30 de maio de 2015

FMI exorta o Japão a adotar plano pela saúde fiscal do país


O Fundo Monetário Internacional, FMI, exortou o Japão a elaborar um plano realístico com o intuito de alcançar saúde fiscal, citando preocupação com o enorme acúmulo da dívida pública.

O FMI publicou uma declaração resumindo seu levantamento sobre a política econômica japonesa na sexta-feira. Autoridades do governo japonês estão formulando um plano de reconstrução fiscal com o objetivo de atingir um superávit no balanço do orçamento primário até o ano fiscal de 2020.

O FMI declara que o Japão precisa de uma estratégia de consolidação fiscal de médio prazo crível e concreta para colocar a dívida em rota de declínio. A instituição conclama o Japão a considerar os riscos de prejudicar a confiança de investidores, o que poderia levar a um aumento ríspido nos rendimentos dos títulos do governo, que por sua vez poderia provocar um baque na economia.

O Japão tem programado o aumento do imposto sobre o consumo dos atuais 8% para 10% em abril de 2017. O FMI indicou que seria necessário um aumento para mais de 10% para reduzir a dívida pública.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...