segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Presidente do jornal japonês Asahi se desculpa por publicação de dois artigos



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O Asahi disse que a menção de que "os trabalhadores recusaram as ordens e abandonaram o local" não estava correta. O jornal diz que o artigo deu a impressão de que muitos trabalhadores fugiram da acidentada usina mesmo tendo conhecimento das instruções emitidas por Yoshida. Afirmou, assim, que o artigo não constituía um sumário preciso dos fatos cobrindo a ocorrência.

O presidente do jornal Asahi, Tadakazu Kimura, disse, na edição de sexta-feira, que lamentava imensamente que o artigo tivesse um conteúdo errôneo. Ele se desculpou profundamente perante todas as pessoas, incluindo leitores do jornal e trabalhadores da usina Fukushima 1.

O segundo erro diz respeito à retirada tardia de alguns de seus artigos sobre as chamadas "mulheres de conforto" e a emissão tardia de desculpas. As estórias se baseavam em informes de um homem, que dizia que as mulheres coreanas foram forçadas a trabalhar em bordéis durante a Segunda Guerra Mundial.

O Asahi afirma que demorou a repudiar a publicação sobre "mulheres de conforto". O jornal retirou o artigo em agosto.

O jornal acrescenta que seu presidente disse em uma entrevista coletiva, na quinta-feira, que deveria ter oferecido um pedido de desculpas quando foi publicada a nota sobre a retirada dos relatos envolvendo "mulheres de conforto" no mês passado.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...