quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Japão realiza o primeiro transplante de retina cultivada em laboratório




Fonte:Agências

Uma mulher com degeneração macular, a principal causa da cegueira, recebe o primeiro transplante em humanos de célula iPS

O Japão deu, nesta quinta-feira, um salto qualitativo na pesquisa com células-tronco. Uma equipe médica do Instituto Riken, um dos mais respeitados do país, pela primeira vez no mundo fez um implante de células iPS humanas convertidas em retina, em uma cirurgia que se prolongou por duas horas.

A paciente é uma mulher de 70 anos que sofre de uma grave degeneração macular associada à idade, a principal causa de cegueira no mundo, revela o El País.

As células iPS, ou pluripotentes induzidas, são obtidas de simples células da pele do paciente e se transformam em qualquer um dos tecidos e tipos celulares do corpo, de tal forma que se evita toda a possibilidade de rechaço imunológico.

Além disso, são, até onde sabe hoje a comunidade científica, tão versáteis quanto as células-tronco embrionárias, mas ao contrário destas não despertam problemas éticos porque não exigem que um embrião seja destruído. Os obstáculos têm a ver com sua segurança.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...