sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Trabalhadores vítimas do amianto em Fukuoka e Nagasaki serão indenizados






Um tribunal japonês decidiu que o governo deve deve indenizar pessoas que sofreram problemas devido à exposição ao amianto (asbesto) em locais de construção. Em Fukuoka, uma ação foi movida contra o governo e 42 companhias por um grupo de 51 ex-trabalhadores e suas respectivas famílias. As empresas fabricaram e venderam materiais de construção contendo amianto.

Segundo a NHK, os ex-funcionários trabalharam em canteiros de obras em Fukuoka e Nagasaki e afirmaram que o amianto inalado causou câncer de pulmão, mesotelioma e outras doenças. Na ação, eles exigiram do governo e das empresas pagamento de de 1,1 bilhões de ienes, ou cerca de 10 milhões de dólares, em danos.

O argumento usado foi de que o governo e os fabricantes não tomaram medidas preventivas suficientes, apesar de seu conhecimento sobre os perigos do amianto. O governo insistiu que as medidas e instruções fornecidas foram apropriadas. As empresas disseram não saber os produtos que causaram os problemas.

Ryosuke Takahashi foi o juiz que determinou que o Estado deveria compensar as vítimas. No mês passado, a Suprema Corte decidiu que o governo foi o responsável por problemas de saúde causados pelo amianto, em uma ação diferente movida por ex-trabalhadores de fábricas e suas famílias enlutadas.

Casos de doenças relacionadas ao amianto foram arquivados em sete tribunais de todo o país. Em 2012, o Tribunal Distrital de Tóquio condenou o Estado a pagar uma indenização às vítimas. Apresentado como um mineral suave como a seda e sólido como o granito, o amianto serviria como base para a construção civil a partir do final do século 19. No entanto, hoje é banido em mais de 60 países após pesquisas comprovarem que a matéria-prima é cancerígena para os seres humanos.

O mineral fibroso é muito utilizado para confecção de telhas e caixas d’água de cimento-amianto.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...