segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Estudo prevê “aniquilação” de 896 municípios no Japão por falta de população






PA mudança demografica do Japão tem gerado muitas discussões ultimamente. O rápido envelhecimento da população e a queda na natalidade tem gerado dúvida sobre o futuro populacional do país.

O jornal Nihon Keizai Shimbun postou em seu site um mapa interativo que prevê a mudança da população feminina do Japão nos próximos 26 anos. Os dados são preocupantes e alguns analistas já estão prevendo a “aniquilação” de 896 municípios por volta do ano de 2040 devido ao despovoamento.

Existem 4 estatísticas disponíveis no estudo. Duas delas apresentam boas notícias em relação ao número de escolas de ensino básico e ao acesso à hospitais. Nesses quesitos, o Japão tem muito do que se orgulhar.
O dado mais alarmante é a projeção na população de mulheres em idade fértil para 2040. Em alguns municípios, a queda é de mais de 80%. Menos mulheres em idade fértil significa que menos bebês nascerão. Se a tendência de migração de jovens para as cidades grandes continuar, muitos municípios terão que “fechar as portas” ou se anexar a outros municípios, como tem acontecido em várias partes do Japão. Embora as previsões sejam ruins, atualmente, o Japão é um dos países mais densamente povoados do mundo com média de 337 habitantes por quilômetro quadrado.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...