sexta-feira, 20 de junho de 2014

Inspirados nos japoneses, brasileiros também limpam estádio após jogo




Fonte:ipcdigital.com e agências
Para torcedores, faxina japonesa será o legado do Japão na Copa do Mundo no Brasil
Um costume comum no futebol japonês atraiu os holofotes do mundo para um gesto da torcida nipônica. A faxina japonesa depois dos jogos conquistou admiradores na Copa do Mundo do Brasil e vem ganhando adeptos. Impressionados com a lição de civilidade dos orientais dada na partida contra a Costa do Marfim na Arena Pernambuco no último sábado, brasileiros se juntaram aos japoneses e ajudaram a limpar a arquibancada da Arena das Dunas nesta sexta-feira em Natal (RN).

"Isso deveria se repetir sempre. É um gesto tão simples e que faz tanta diferença. Ganhei o saco plástico deles antes da partida e fiz questão de ajudar. Será que um dia o brasileiro vai ter essa consciência? Eu torço para que sim", declarou o expectador Lúcio Flávio ao lado do amigo Anselmo Almeida ao UOL Esporte. Ambos assistiram ao empate com a Grécia no meio da torcida do Japão.

Para Ansemo, este foi um grande ensinamento que será deixado em solo brasileiros pelos nipônicos. Já o botafoguense Sérgio Henrique ficou impressionado com a naturalidade do ato. "Eu observei o comportamento deles e vi que eles não fazem isso forçado. Para eles é natural, automático. Foram limpando a fileira que estavam e em dois minutos já tinham terminado o serviço. O brasileiro tem que aprender muito com o japonês", avalia.

Tomonori, um dos membros da torcida japonesa Ultras Nippon explicou que o souji, a tradicional faxina após jogos, festas, eventos, é algo comum no Japão. "Todos nós japoneses fazemos isso em qualquer lugar. Posso dizer que a gente aprendeu ainda criança. É cultural", comentou. Depois de uma derrota para a Costa do Marfim e o empate nesta sexta-feira diante da Grécia, o Japão encerra sua participação na primeira fase da Copa do Mundo no Brasil contra a Colômbia na próxima quarta-feira (14) em Cuiabá (MT) precisando de vitória e um resultado favorável no jogo entre Grécia e Costa do Marfim.


0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...