quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Japão e Minas Gerais fazem aliança de prevenção de desastres


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



Nos anos recentes no Brasil, muitos casos de desastres naturais foram reportados no sudeste do país, incluindo a enchente e o deslizamento de terra de 2011 no Rio de Janeiro.

O Estado de Minas Gerais fez uma aliança com o Japão a fim de promover esforços para educar a população sobre prevenção de desastres como preparação para desastres naturais.

No Comentário de hoje, Fabiano Villas Bôas, secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e tenente-coronel da PM de Minas Gerais, vai falar sobre os esforços que estão sendo realizados em cooperação com o Japão. Vamos ouvi-lo:

"Isso se iniciou no começo de 2012 através da parceria que nós fizemos com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). A JICA nos proporcionou um seminário internacional de prevenção de desastres naturais que aconteceu em Belo Horizonte.

Além desse seminário, nós conseguimos fazer uma visita técnica na província japonesa de Aichi, conhecendo a rotina do povo japonês quanto à questão dos desastres naturais. O que é bastante interessante e que nós estamos querendo adotar aqui é a discussão nas escolas - a preparação para desastres naturais é discutida em salas de aula. Talvez isso seja mais importante neste momento, em que nós acreditamos que a sociedade brasileira deve desenvolver essa cultura de prevenção iniciando com nas crianças.

Nós trouxemos muitos materiais que eles utilizam, inclusive os materiais para os brasileiros que moram em Aichi. Tem muita coisa escrita em português. Então nós já estamos adaptando para a nossa realidade e utilizando algumas coisas desse ensinamento japonês.

Essa parceria ajuda não só o povo brasileiro mas também o japonês. A gente sabe que, na província de Aichi, por exemplo, existe um número muito grande de residentes brasileiros, e a província tem interesse que nós possamos levar essa mensagem também para esses brasileiros que moram no Japão quanto a essa questão da cultura de prevenção de desastres naturais.

No mês de março, nós vamos realizar o segundo seminário internacional, trazendo quatro especialistas do Japão que falarão para o público dessas questões de desastres naturais. Ainda os levaremos à cidade de Montes Claros para oferecer palestras com a ênfase na questão do trabalhos sísmicos. Nós tivemos muitos abalos sísmicos na região norte, próxima a Montes Claros, desde 2007. São abalos moderados, mas a gente tem que se preparar para essa questão do terremoto, que é uma questão nova.

A gente acredita que este projeto, tem um grande poder para frente. Uma semente que a gente planta agora vamos colher daqui a vários anos."

Esse foi o Comentário.

8 comentários:

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...