segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Japão explora novas fontes de energia


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Daqui a um mês o Japão vai viver o segundo aniversário do terremoto e tsunami de 11 de março que devastaram o nordeste do país. A catástrofe e a subsequente crise nuclear forçaram o Japão a dar mais atenção a diversas fontes de energia. No final de janeiro, o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão lançou o primeiro teste de produção em alto mar do mundo para dissolver o hidrato de metano e extrair gás natural ao largo da costa da província de Aichi.

No Comentário de hoje, Hikaru Hiranuma, pesquisador da Fundação Tokyo e especialista em energia, nos fala sobre a importância desse teste.

O hidrato de metano é um composto cristalino que consiste em água e metano, que é um elemento do gás encanado.
A extração de gás natural a partir do hidrato de metano vinha sendo considerada extremamente difícil uma vez que ele existe numa forma totalmente diferente da de um campo de gás natural.

O metano e a água se cristalizam em baixa temperatura e alta pressão para formar o hidrato de metano. Um montante considerável de hidrato de metano estaria presente nos mares em volta do Japão e em vários locais do mundo. O teste de produção em alto mar do Japão, a primeira tentativa do tipo no mundo, está atraindo atenção em âmbito global pois o seu sucesso poderá abrir portas para outros países seguirem o exemplo.

O mapa geopolítico de recursos e energia está mudando. O sucesso dos Estados Unidos na exploração de gás de xisto deu início à mudança. Até o momento, nações ricas em recursos significava países que possuiam recursos subterrâneos. Contudo agora, países tecnologicamente capazes de explorar recursos podem exercer uma grande influência geopolítica sobre os recursos globais e o fornecimento de energia.

Levando isto em conta, o Japão deveria reconhecer plenamente o fato de que está entre os pioneiros do mundo quando se trata de avanço tecnológico no desenvolvimento de hidrato de metano. O sucesso em sua primeira tentativa no mundo iria contribuir para a diplomacia do país no tocante ao comércio de recursos bem como para suas políticas domésticas sobre recursos e energia.

Este foi o Comentário.



0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...