sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Treinamento e violência nos esportes


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



No Comentário de hoje, Nobuya Kobayashi, comentarista esportivo da NHK, vai falar sobre treinamento e violência nos esportes, depois que veio à tona um caso de punição física por parte de técnicos de judô feminino.

Perguntamos a ele o que há por trás deste último incidente.

Ele diz que não há dúvida de que o judô no Japão apresenta a tendência de usar força física nos treinos. Provavelmente, vários casos de violência, incluindo punições corporais, eram vistos praticamente todos os dias nos treinamentos de judocas, e isso fez com que as atletas se sentissem que não seria mais possível continuar trabalhando com os atuais técnicos.

O mundo de judô no Japão sofre pressão para treinar judocas de tal forma que se tornem fortes o suficiente para ganhar medalhas de ouro nos jogos olímpicos. Judô é um esporte que tem origem no Japão, por isso uma enorme pressão vem sendo depositada nos técnicos desde que esta modalidade começou a fazer parte dos jogos olímpicos na Olimpíada de Tóquio em 1964.

Em casos como o recente problema, as pessoas tendem a culpar o lado que causou o incidente. Contudo, o comentarista acha que as pessoas que fazem parte do setor esportivo não aceitam a violência obviamente, mas elas, incluindo atletas, tendem a pensar que muito treino é necessário para ser um campeão.

Ambientes similares estão sendo vistos em todas as modalidades esportivas no Japão. Este não é somente um problema da Federação de Judô do Japão ou de alguns técnicos. O comentarista acredita que a violência pode ser empregada em treinamentos de atletas em qualquer país para atingir o nível mais alto do mundo.

Em relação às medidas para o futuro, o comentarista diz que a maioria dos círculos esportivos e atletas de hoje estabelece metas como ganhar nos jogos olímpicos ou se tornar um atleta profissional famoso. Esta ideia deve ser revisada de forma integral, e é necessário refletir sobre "por que pratica o esporte".

O objetivo da prática de judô, por exemplo, é desenvolver um bom espírito, técnica e condições físicas através do esporte, e não colocar a vitória acima de tudo. Judô, como um esporte japonês, possui um aspecto da cultura que se respeita o adversário mesmo que seja derrotado. Também um pequeno atleta pode derrotar um adversário maior, utilizando técnicas. Os judocas de tempos antigos valorizavam estes aspectos.

Nobuya Kobayashi diz que estas tradições têm como base a ideia de que o que precisa envolver na luta não é seu adversário, e sim, a própria pessoa. O importante não é só lutar, e sim, enfrentar o oponente com um espírito pacífico. E este tipo de mentalidade poderá, naturalmente, criar um campeão.

Este foi o Comentário.
--------------------------------------------------------------------------------------------

Medalhista olímpico de judô recebe sentença de prisão por estupro


A Corte Distrital de Tóquio sentenciou um bi-campeão olímpico de judô a 5 anos de prisão por estupro de uma estudante universitária.

Masato Uchishiba fora indiciado por estupro de uma universitária, num hotel de Tóquio, em setembro de 2011. A estudante era membro de uma equipe de judô de um estabelecimento de ensino superior. Ela teria ido beber com Uchishiba e outros membros do clube. A vítima insiste que estava adormecida quando o incidente ocorreu.

A promotoria pública pediu uma pena de prisão de cinco anos.

Uchishiba negou a acusação de estupro, alegando que o relacionamento fora consentido.

Ao emitir a sentença na sexta-feira, o juiz que presidiu a sessão Tomonao Onizawa, refutou a alegação do acusado e o considerou culpado.

O juiz disse que era óbvio que a estudante estava bêbada e quase inconsciente.

Uchishiba, que conseguira a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, e 2008 em Pequim, disse que vai apelar da sentença.

1 comentários:

  1. Lamentável ambos os casos.
    O Judô foi criado sabiamente para auto defesa, não para ser violento.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...