quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Terras-raras no leito marítimo nas áreas japonesas têm maior densidade do que as da China


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Minerais do tipo de terras-raras encontrados na zona econômica exclusiva do Japão foram constatados como sendo 30 vezes mais densos que os materiais encontrados em minas da China.

Reservas enormes de terras-raras foram descobertas no ano passado, no leito marítimo próximo de Minamitorishima, uma ilha na região do Pacífico, a uma distância de cerca de 2.000 km ao sul de Tóquio.

Pesquisadores da Universidade de Tóquio fizeram levantamentos no local, no mês passado.

Amostras de lama retiradas de uma profundidade marítima de mais de 5.000 metros continham 6.000 ppm de minerais terras-raras. A densidade variava dependendo da área e da profundidade.

O disprósio, que é indispensável para a manufatura de veículos de tipo híbrido, era cerca de 20 vezes mais denso do que o constatado na produção de minas situadas na região sul da China.

O Prof. Yasuhiro Kato, que analisa amostras deste tipo, disse que as reservas poderiam ser desenvolvidas como recursos, porque a lama contendo as ditas terras-raras está próxima da superfície do leito marítimo.

Contudo, o desenvolvimento destes recursos jamais foi realizado em profundidades a mais de 5.000 metros.

O Japão vai considerar o desenvolvimento de nova tecnologia de mineração e estudar a lucratividade de tal projeto.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...