sábado, 16 de fevereiro de 2013

Chanceler japonês se reúne com governador de Okinawa para discutir questão da base americana


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, tentou obter o apoio do governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, para a planejada transferência de uma base de fuzileiros navais americanos para um local dentro da mesma província.

Eles se encontraram sábado em Naha, capital de Okinawa. A reunião acontece antes da visita de Kishida a Washington na próxima semana, acompanhando o premiê Shinzo Abe.

O principal tópico da reunião era a transferência da Base Aérea de Futenma dos Fuzileiros Navais Americanos, localizada em uma área densamente povoada de Ginowan, em Okinawa.

Kishida afirmou que a base não deveria continuar na cidade para sempre e manifestou a esperança do governo japonês de transferi-la para o Camp Schwab, em Nago, também em Okinawa, seguindo um acordo nipo-americano.

O chanceler disse também que o governo irá se empenhar para diminuir o fardo das comunidades que abrigam instalações militares americanas.

O governador, por sua vez, reiterou seu desejo de ver a base de Futenma ser transferida para fora da província o mais cedo possível.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...