quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Manifestantes clamam pelo retorno das ilhas do norte ao controle japonês


Por Uehara Yuu 
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved 

Ex-residentes japoneses de quatro ilhas administradas pela Rússia e que são reivindicadas pelo Japão realizaram uma manifestação em Hokkaido pedindo a devolução do território.

A manifestação foi realizada no local do festival anual da neve na cidade de Sapporo no dia 7 de fevereiro, o Dia dos Territórios Dia dos Territórios do Norte do Japão. Nesse dia, em 1855, Japão e Rússia assinaram um tratado reconhecendo que as ilhas pertencem ao Japão.

Por volta de duzentas pessoas caminharam pelo centro de Sapporo, carregando cartazes dizendo que todos os cidadãos japoneses desejam a devolução imediata das ilhas.

Seinosuke Otsuka, que tem de 77 anos de idade e vem da ilha de Kunashiri, disse aos participantes que a cada ano ele renova as esperanças de uma solução sem demora para o problema e que, no entanto, não há nenhum avanço em vista.

Otsuka disse que continua a pressionar o governo central e outros para trabalhar visando à solução enquanto muitos ex-residentes das ilhas ainda estiverem vivos.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...