quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Japão procura familiares de cidadãos abandonados na China durante a Segunda Guerra Mundial


Por Uehara Yuu            
Fonte:NHK World Press All Rights


O Ministério da Saúde e do Bem-Estar do Japão vai procurar os familiares de 13 japoneses deixados na China por volta do final da Segunda Guerra Mundial. Os 13 japoneses, incluindo um que foi identificado neste ano como japonês não repatriado, chegaram na quinta-feira para uma curta estada no Japão.

Durante a guerra, mais de 1 milhão e meio de japoneses viviam na China, principalmente nas regiões do nordeste. Durante os problemas após o final da guerra em 1945, muitas crianças japonesas foram deixadas para trás em território chinês. Muitos pais acreditavam que não chegariam vivos ao Japão se viajassem com crianças pequenas, e deixaram seus filhos sob os cuidados de famílias chinesas. 

Até o momento, o governo japonês reconheceu 2.830 pessoas como japoneses não repatriados, e mais de 2.550 se mudaram para o Japão. 

No Comentário de hoje, o professor Shinichi Asano, da Universidade de Kobe nos fala sobre a questão.

A busca e repatriação de japoneses deslocados pela guerra se torna cada vez mais difícil, uma vez que essas pessoas estão envelhecendo. O Comentarista diz que esses japoneses já tem 70 ou mais anos de idade. Alguns ficaram isolados por não conseguirem andar até as escolas de língua japonesa.

O governo do Japão é acusado de ter abandonado esses cidadãos 3 vezes. A primeira vez foi quando o Japão se rendeu durante a Segunda Guerra Mundial e tropas soviéticas invadiram o nordeste da China. Militares e autoridades governamentais do Japão fugiram deixando as crianças para trás. 

A segunda vez foi após a guerra, quando o governo do Japão não permitiu que os japoneses não repatriados retornassem ao país sem a existência de alguém que pudesse comprovar suas identidades.

Depois, pela terceira vez, quando o governo japonês foi negligente em oferecer apoio suficiente aos não repatriados que voltaram ao Japão a partir da década de 1980.

Em 2002, os japoneses não repatriados iniciaram um processo judicial exigindo indenização do governo. Eles alegam que as políticas do pós-guerra eram imperfeitas.

A ação levou a uma revisão, em 2007, da lei de apoio aos japoneses não repatriados. Contudo as atuais medidas de apoio não são suficientes. Muitos que fazem parte da segunda geração de não repatriados também encontram dificuldades em conseguir um emprego devido a problemas com o idioma.

Esse problema foi criado pela política do governo japonês. É uma situação diferente, em vários aspectos, dos outros estrangeiros que se mudam para o Japão. Mesmo assim os japoneses deslocados pela guerra e os imigrantes enfrentam os mesmos problemas: a barreira da língua, dificuldades em conseguir empregos e pensões após a aposentadoria.

É importante que o governo adote uma abordagem estratégica para ajudar essas pessoas a iniciar seus negócios ou encontrar empregos usando seus conhecimentos de língua estrangeira e contatos em outros países.
Esse foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...