segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Companhia japonesa pede autorização para aumentar a conta de luz


Por Uehara Yuu          
Fonte:NHK World Press All Rights reserved 


Uma companhia de energia elétrica que abastece a região oeste do Japão solicitou ao governo nacional que aprove um aumento médio de 11,88% na tarifa que cobra de domicílios. Argumenta ser necessário cobrir gastos resultantes da suspensão do funcionamento de usinas nucleares.

O presidente da Companhia de Energia Elétrica de Kansai, Makoto Yagi, entregou segunda-feira o pedido à Agência de Recursos Naturais e Energia do Japão. A empresa planeja reajustar a tarifa a partir de abril.

Yagi explicou à agência que a sua empresa também analisa um possível aumento médio de 19%, a partir de abril, na tarifa que cobra de empresas com grande consumo de eletricidade. O esquema tarifário para grandes usuários está liberado e não exige aprovação do governo.

Yagi afirmou que a sua empresa esforça-se para racionalizar a administração, mas não lhe resta alternativa além de repassar aos usuários os custos crescentes do combustível que utiliza em usinas termoelétricas.

Todas as usinas nucleares do Japão suspenderam a sua operação para inspeções de segurança após o acidente de Fukushima, no ano passado. Desde então, voltaram a funcionar apenas dois reatores, ambos pertencentes à Companhia de Energia Elétrica de Kansai.

Se for aprovado, o reajuste para os domicílios será o primeiro aumento de monta nas tarifas da empresa em 33 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...