segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Efeitos da parceria econômica com o Canadá


Por Uehara Yuu          
Fonte:NHK World Press All Rights reserved 

No Comentário de hoje, Hideo Kumano, economista e chefe-executivo do Instituto de Pesquisas Dai-ichi Life nos fala a respeito da importância das conversações entre o Japão e Canadá a respeito de um acordo de parceria econômica.

Hideo Kumano diz que considera muito importante que o Japão tenha dado início às conversações visando a assinatura de um acordo de parceria econômica com o Canadá. Um dos motivos é que o Canadá tem um acordo com os Estados Unidos, o Acordo de Livre Comércio Norte Americano, de sigla Nafta em inglês.

Portanto, se o Japão firmar um acordo com o Canadá, vai ter um acordo de comércio com um membro do Nafta. E isso vai aumentar o âmbito comercial do Japão por meio da estrutura de liberalização do comércio, liderada pelos Estados Unidos. Portanto, assinar um acordo de parceria econômica com o Canadá dará ao Japão uma grande oportunidade de negócios.

Quanto aos benefícios aos dois países, os principais artigos de exportação do Japão para o Canadá são os produtos industriais como automóveis e maquinários. Caso as tarifas sejam rebaixadas, isto impulsionaria as exportações japonesas de carros e maquinários ao Canadá. Um dos méritos para o Canadá seria uma esperada alta na exportação de combustível, produtos agrícolas e outros ítens fundamentais de exportação do Canadá para o Japão. 

Uma estimativa do Ministério da Economia e Comércio do Japão indica que o efeito econômico da assinatura de um acordo de parceria econômica com o Canadá seria de um valor entre 4,2 e 4,7 bilhões de dólares, cifra que representa cerca de 0,08% do Produto Interno Bruto japonês.

Os representantes nas conversações para o acordo de parceria econômica podem negociar cada produto de forma individual. Durante as conversações, o Japão e o Canadá podem apresentar diversas condições para as reduções de tarifas. O Japão pode pedir que o arroz, laticíneos, ovos e carne de frango, não sejam sujeitos a cortes de tarifas. O Canadá também pode apresentar os produtos que deseja excluir dos cortes. 

Além das conversações de parceria econômica com o Canadá, o Japão vai iniciar negociações de livre-comércio com a Coreia do Sul e a China. No passado, as negociações de parceria econômica costumavam se prolongar por 3 a 5 anos até serem concluídas. Muitas nações da Ásia tentam formar alianças comerciais a fim de impulsionar as exportações. Se a negociação sobre as áreas a proteger levar tempo demais, o Japão acabará ficando para trás. Portanto, o Japão precisa garantir que vai agilizar suas decisões nestas negociações.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...