terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Documentos revelam que EUA testaram armas biológicas em Okinawa



Fonte: Nhk world press e Ipc digital
Segundo uma reportagem publicada no ano passado pela agência de noticias Kyodo, o Exército dos Estados Unidos conduziu experimentos com armas biológicas destinadas a destruir plantações de arroz na ilha de Okinawa na década de 60. O suposto alvo das armas biológicas eram regiões da China e do Sudeste Asiático.

Citando documentos confidenciais, a agência informou que os militares americanos realizaram experiências em seu território soberano entre 1961 e 1962. Na época, a ilha de Okinawa estava sob a jurisdição dos EUA. Testes semelhantes também foram realizados em Taiwan.

O exército americano fez experimentos com um fungo que causa danos à planta do arroz com efeitos desastrosos. Um único fungo pode destruir uma plantação de arroz em questões de dias. A agência disse que os testes foram realizados dezenas de vezes nas regiões de Nago e Shuri.

Em 1969, após um vazamento de armas químicas ter adoecido 20 soldados na ilha, o governo americano descartou todas as armas biológicas e descontinuou os experimentos.

Em resposta à indignação pública local, o governo dos EUA foi forçado a remover todas as armas biológicas armazenadas em Okinawa. Seis anos mais tarde, em 1975, o país assinou a Convenção Internacional contra a produção e a posse de armas biológicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...