quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Okinawa acolhe de bom grado plano do governo japonês para a província



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, acolheu de bom grado o plano do governo japonês de minimizar o fardo da província, que abriga instalações militares dos Estados Unidos.

Nakaima foi informado a respeito do plano em questão pelo primeiro-ministro Shinzo Abe na quarta-feira, em Tóquio.

Abe explicou que o Ministério da Defesa vai formar uma equipe para delinear o modo de devolver o mais rápido possível as terras utilizadas pelas bases americanas.

O lado okinawano pediu que a base aérea de Futenma, pertencente ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, seja fechada dentro de cinco anos.

Pediu também que a área de serviço de Makiminato, também conhecida como Camp Kinser, seja devolvida dentro de sete anos.

O premiê japonês disse ao governador de Okinawa que cerca de metade dos exercícios envolvendo a aeronave de transporte Osprey será transferida para fora da província.

Shinzo Abe acrescentou que o governo vai destinar o valor aproximado de 3,3 bilhões de dólares, no orçamento do ano fiscal de 2014, para ajudar no desenvolvimento de Okinawa.

O governador Nakaima, por sua vez, descreveu as medidas do governo central como surpreendentes e excelentes. Ele agradeceu Abe em nome do povo okinawano por explicar o conteúdo do plano pessoalmente.

Hirokazu Nakaima disse a Shinzo Abe que vai decidir até sexta-feira se aprovará o pedido do governo de retomar a área costeira de Henoko, em Okinawa, para a construção de uma instalação alternativa para a base aérea de Futenma.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...