sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Culinária japonesa é listada como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) acrescentou a culinária e a cultura alimentar japonesa à sua lista de Patrimônio Cultural Imaterial.

A decisão foi tomada pelo comitê intergovernamental da entidade durante uma reunião ocorrida na quarta-feira no Azerbaijão.

O Japão efetuou a inscrição na Unesco em março do ano passado, atendendo a um pedido feito por um grupo de cidadãos do país.

O grupo tem feito campanhas para combater os rumores que circulam sobre a culinária japonesa desde o acidente na usina nuclear Fukushima 1.

Muitas pessoas no Japão esperam que o reconhecimento impulsione as exportações e façam com que a culinária japonesa, ou "washoku", se torne mais popular no mundo todo.

A culinária japonesa é o 22º item do país a ser listado no Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, seguindo-se aos teatros tradicionais nô e kabuki, além da parada de carros alegóricos do Festival de Gion, em Kyoto.

O primeiro-ministro Shinzo Abe acolheu de bom grado a decisão da Unesco. Segundo ele, a cultura alimentar japonesa tem sido fomentada há gerações. Abe disse que quer ajudar a preservá-la.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...