segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Demissão de Jan Song Thaek sugere mudanças de poder na Coreia do Norte



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Uma mudança de poder na liderança da Coreia do Norte poderá estar a caminho, em meio à demissão de um tio do líder norte-coreano Kim Jong Un, deposto de todos os postos que ocupava.

Jan Song Thaek era vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional e amplamente visto como um aliado e protetor de Kim Jong Un.

O birô político do partido governista norte-coreano, o Partido dos Trabalhadores, decidiu demitir Jang durante uma reunião em Pyongyang, no domingo. O anúncio foi feito na segunda-feira.

A primeira página do jornal do partido, o Rodong Sinmun, publicou a decisão, juntamente com uma foto de Kim Jong Un.

O artigo diz que Kim demitiu Jang pelo que denominou de atos contra-revolucionários, contrariando os interesses do partido.

Disse ainda que Jang prejudicara os esforços de construção de uma nação forte e próspera bem como de melhora da vida do povo. O líder Kim Jong Un acrescentou que Jang fora influenciado corruptamente pelo capitalismo e estava levando um estilo de vida degenerado.

O jornal informa que o partido decidiu retirar todos os títulos de Jang e expulsá-lo do partido também. Funcionários da agremiação governista afirmam que a eliminação de Jang e seus simpatizantes causou uma forte derrota nas mobilizações de facções dentro do partido.


0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...