terça-feira, 19 de março de 2013

Governador de Okinawa critica novamente plano de transferência de base aérea dos EUA





Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

O governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, reiterou a líderes do governo central que a oposição local contra a transferência de uma base aérea dos Estados Unidos dentro da província continua alta.

Nakaima fez a declaração na terça-feira durante um encontro de um conselho político, que foi reunido pela primeira vez desde a formação do novo governo central em dezembro passado. O primeiro-ministro Shinzo Abe e todos os ministros do gabinete participaram.

Abe declarou que o governo central planeja realizar uma cerimônia em celebração da restauração da soberania para lembrar o Tratado de Paz de São Francisco de 1952.

No entanto, ele disse que as celebrações vão ocorrer sem que se esqueça das dificuldades enfrentadas pelos arquipélagos de Amami, Ogasawara e Okinawa, que, por determinados períodos no pós-Segunda Guerra, não estiveram sob a administração do Japão.

O governador de Okinawa respondeu que apesar de que o governo central veja o dia 28 de abril de 1952 como o dia em que o Japão retomou sua soberania, Okinawa ainda estava sob o controle dos Estados Unidos naquele período. Ele disse que o problema das bases norte-americanas tem origem nesse fato. Desse modo, Okinawa perceberia os acontecimentos de maneira diferente.

O governador disse que cidades e vilarejos em toda a província de Okinawa se opõem ao plano do governo central de transferir a base aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, para uma área aterrada em Henoko, que também está localizada na província.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...