quinta-feira, 7 de março de 2013

Importância da inspeção que o Comitê Olímpico Internacional faz em Tóquio


Fonte: Nhk World Press

Nesta edição do Comentário, o professor Hiroshi Yamamoto, da Universidade Hosei, de Tóquio, fala da importância da visita da comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) à capital japonesa e os pontos mais destacados do seu trabalho.

- Que importância tem a inspeção que o COI faz em Tóquio?

"A missão da equipe é avaliar a capacidade das cidades que aspiram se tornar sede da Olimpíada e a da Paralimpíada em abrigar os eventos esportivos. Além da capital japonesa, Madri e Istambul concorrem a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020. Tóquio é a primeira a ser avaliada.

Integram a equipe de 14 membros seis avaliadores do próprio Comitê Olímpico Internacional. Entre outros estão no grupo um membro do comitê paralímpico, conselheiros de transportes, um conselheiro financeiro e um conselheiro ambiental.

Um escândalo de propinas no processo de candidaturas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 levou à proibição de visitas de membros do COI às cidades candidatas. Aquela Olimpíada foi realizada na cidade de Salt Lake City. Alguns membros do COI foram acusados de receber convites para excessivas oportunidades de entretenimento ou de receber propinas da prefeitura de Salt Lake City e de entidades relacionadas. Assim, o relatório da comissão de avaliação tem grande importância por servir para fornecer informações aos membros do COI com direito a voto. Trata-se de informações essenciais para decidir qual será a cidade-sede. Considera-se muito importante a avaliação da comissão para a conquista do privilégio de se tornar sede dos jogos."

- Qual é o fator-chave para que Tóquio seja vitoriosa em sua candidatura?

"Os índices de apoio da população da capital japonesa e do público no Japão serão o ponto principal. O comitê da candidatura de Tóquio diz que, em pesquisa realizada em janeiro em Tóquio, mais de 70% dos entrevistados manifestaram apoio à candidatura. No entanto, a avaliação do COI terá por base pesquisas próprias. O resultado das pesquisas ainda não foi anunciado, mas outro fator importante provavelmente serão as respostas que a comissão receberá de moradores dos vários locais que pretende visitar no Japão."




0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...