domingo, 17 de março de 2013

A descontaminação de áreas radioativas em Fukushima




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

No Comentário desta semana, estamos cobrindo tópicos relacionados ao terremoto e tsunami de março de 2011.

A tragédia desencadeou a crise na usina nuclear Fukushima 1. O acidente fez com que o governo designasse 11 municipalidades da província de Fukushima como áreas que necessitam de esforços intensos de descontaminação devido aos altos níveis de radiação. O governo deu início aos trabalhos de descontaminação no ano passado.

Hoje, vamos falar sobre os desafios dos trabalhos de descontaminação radioativa com Junichiro Ishida, diretor do Centro de Segurança Ambiental de Fukushima, órgão pertencente à Agência de Energia Atômica do Japão. Em 2012, Ishida chefiou um projeto-modelo de descontaminação nas áreas em questão.

Até que ponto o seu trabalho de descontaminação é eficaz?

O comentarista diz: "O nosso projeto em 11 municipalidades englobava terras cultivadas, edifícios, estradas e vias urbanas, florestas e áreas residenciais com mais de 20 milisieverts anuais de radiação. O objetivo era reduzir esses níveis até 20 milisieverts ou menos. Esse é o limite máximo estabelecido por uma organização internacional para que as pessoas possam continuar vivendo no local.

Os resultados diferiram de acordo com os níveis de radiação indicados antes do início dos trabalhos. Por exemplo: em áreas com 20 a 30 milisieverts anuais, obtivemos sucesso em diminuir os níveis para 20 milisieverts ou menos. Porém, em áreas com cerca de 40 milisieverts, pudemos somente reduzir os níveis em 40 a 60%. Em alguns locais, os níveis permaneceram acima dos 20 milisieverts anuais. Trabalhamos também na descontaminação de uma área com mais de 300 milisieverts. O nível de radiação caiu mais de 70%, mas não baixou até 20 milisieverts.

Penso que será necessário muito tempo até que essas áreas sejam suficientemente descontaminadas. É crucial decidir quais são as áreas prioritárias, com base nos resultados de monitoração da radiação, e elaborar um cronograma. É importante dar prioridade às áreas com níveis de radiação relativamente baixos, possibilitando o retorno dos moradores a essas áreas logo após a descontaminação."

O governo ainda não assegurou os locais de estocagem de resíduos e solo radioativos resultantes da descontaminação. O que o governo deve fazer?

De acordo com Junichiro Ishida, é de extrema importância que as autoridades obtenham a compreensão dos moradores para assegurar locais para a estocagem de resíduos radioativos. Para essa finalidade, diz o comentarista, o governo deveria explicar aos moradores que eles não precisam se preocupar com os efeitos da radiação sobre a saúde, caso esses resíduos sejam estocados em segurança em um único local.

Esse foi o Comentário.





0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...