terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Governo japonês e Banco do Japão estabelecem meta de inflação anual de 2%


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O governo japonês e o Banco do Japão estabeleceram em conjunto uma meta de inflação anual de 2%. Trata-se de uma tentativa sem precedentes de fixar uma meta clara.

Na terça-feira, as autoridades encarregadas do BC japonês concluíram uma reunião de dois dias, na qual debateram a ideia do primeiro-ministro Shinzo Abe de reforçar a coordenação entre o governo e o banco.

O Banco do Japão divulgou uma declaração conjunta, anunciando ter adotado a "meta de estabilidade de preços" de 2%.

Isso representa uma mudança na posição anterior do banco central japonês, que era a de ter, por enquanto, uma "meta de estabilidade de preços de 1%".

De acordo com a declaração, o Banco do Japão "vai dar continuidade ao afrouxamento monetário e ter como objetivo atingir a meta o quanto antes".

A declaração diz ainda que o governo vai gerenciar a política macroeconômica de forma flexível, formular medidas para reforçar a competitividade e o potencial de crescimento da economia japonesa, além de promovê-las de maneira contundente.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...