sábado, 20 de dezembro de 2014

Material da “droga perigosa” vendida no Japão vem da China






A polícia japonesa suspeita de uma ligação entre drogas perigosas (kiken drug) vendidas no Japão e o tráfico internacional. Durante investigação de um incêndio ocorrido no mês de julho, em um depósito de Chiba, foi encontrada grande quantidade de pó branco e ervas, além de pacotes rotulados com os nomes de substâncias perigosas.

Segundo informou a NHK, os homens presos sob a acusação de produzir ilegalmente drogas alucinógenas teriam feito remessas de aproximadamente 5 milhões de dólares para fora do país como pagamento de material adquirido de uma empresa de Xangai. Os acusados teriam importado substâncias químicas dezenas de vezes desde setembro do ano passado.

Autoridades japonesas dizem que muito do material químico usado para fazer as chamadas drogas perigosas são importadas da China. Vendidas numa combinação de substâncias químicas e ervas, elas geralmente são produzidas dentro de apartamentos ou depósitos.

Nas investigações feitas pelo Departamento de Controle de Narcóticos, foram encontradas muitas substâncias procedentes da China. Em junho, a polícia descobriu drogas e ervas numa vila de pescadores de Nanao (Ishikawa). O material tinha sido comprado da China pela internet. Casos semelhantes foram registrados em Tóquio e em Okinawa.

No final de semana, o Ministério das Finanças informou que vai revisar a legislação alfandegária para coibir a importação das substâncias usadas na fabricação das drogas perigosas. Também haverá penalidades que irão da prisão de até dez anos ou pagamento de fiança no valor de 250 mil dólares para quem descumprir a nova lei. A punição é semelhante à aplicada em casos de tráfico de drogas ilegais e estimulantes. Pelas regras atuais, qualquer pessoa consegue receber as substâncias numa remessa feita do exterior.

O aumento do consumo de drogas perigosas tornou-se um problema sério no Japão. Entre janeiro e outubro deste ano, a polícia prendeu 589 pessoas por uso ou venda dessas substâncias.

Segundo a Agência Nacional de Polícia, as drogas perigosas causaram mais de cem mortes só neste ano, ou dez vezes mais em comparação ao período anterior. Para chegar a esse número, foram considerados acidentes fatais e incidentes em que foi  detectada a presença das substãncias no organismo dos envolvidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...