quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Cientistas japoneses desenvolvem novo método para detectar Alzheimer



Fonte:Nhk World Press
Cientistas japoneses anunciaram um novo método para detectar a Doença de Alzheimer ainda na fase inicial e durante exames de rotina. O trabalho foi desenvolvido por pesquisadores do Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia, em conjunto com a equipe liderada pelo Nobel de Química 2002, Koichi Tanaka.

O grupo utilizou a tecnologia criada por Tanaka em 2013, que detecta o acúmulo de beta-amiloide no sangue. Essa proteína normalmente é produzida no cérebro e aumenta muito em pacientes com Alzheimer, levando à alteração nas sinapses.

Os pesquisadores estudaram o cérebro de 62 pessoas de 65 a 85 anos e confirmaram através de exames de sangue que pacientes com Alzheimer acumulam a proteína beta-amiloide no cérebro mais de dez anos antes de desenvolver os sintomas. Também descobriram um aumento do peptídio APP669-711 no sangue.

O uso prático do diagnóstico preventivo vai permitir detectar a Doença de Alzheimer durante exames de rotina, sem necessidade de recorrer aos testes usados atualmente, de Tomografia por Emissão de Positrões, Tomografia Computadorizada e extração de líquor (líquido cefalorraquidiano), todos procedimentos complexos, caros e dolorosos.

Alzheimer é uma doença degenerativa e manifesta-se através de uma demência que aumenta com o tempo. Muitos sintomas surgem ao longo da evolução da doença. Estima-se que a enfermidade atinja mais de 35 milhões de pessoas no mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...