sábado, 4 de outubro de 2014

Especialista japonês avalia os Jogos Asiáticos



Termina sábado, em Incheon, na Coreia do Sul, a décima sétima edição dos Jogos Asiáticos que reuniu quase 10 mil atletas de 45 países e regiões. Hoje para o Comentário, conversamos sobre os jogos com Hiroshi Yamamoto, decano da Faculdade de Estudos Esportivos e de Saúde da Universidade Hosei.

Yamamoto diz: "Ao observar as competições eu reconheço que o nível dos participantes aumentou, de certa maneira. Em muitas modalidades eu acho que os atletas mereceram notas altas. Mas, fora das competições houve vários problemas. Um exemplo foi o número de pessoas assistindo, que variou muito dependendo da modalidade. As mais populares entre os sul-coreanos, ou nas quais o país é forte, atraíram grandes números. Contudo, em outras modalidades, havia pouca gente na plateia. Acho que isso afetou o desempenho dos atletas. Além disso, as arquibancadas quase vazias devem ter chocado os organizadores do evento, que estavam tentando popularizar os esportes entre os povos da Ásia. Em geral, organizadores de grandes eventos esportivos gastam enormes quantias de dinheiro na construção de instalações para satisfazer os mais altos padrões recomendados pelas federações internacionais de esportes. Mas se eles levarem em consideração o número de espectadores, deveriam refletir sobre essas decisões.

Em segundo lugar, eu gostaria de falar sobre um problema que resulta da mentalidade dos organizadores. Eu descobri que o Conselho Olímpico da Ásia, um dos organizadores dos Jogos, está exagerando na ambição de "alcançar e ultrapassar os Jogos Olímpicos". Quando os Jogos Asiáticos anteriores foram realizados em Guangzhou, na China, cerca de 20 mil atletas reuniram-se para competir em 42 modalidades, um número bem maior do que nos Jogos Olímpicos. Nesta edição dos jogos, em Incheon, o número diminuiu, mas mesmo assim houve 36 modalidades. Na minha opinião, em vez de expandir, os organizadores deveriam tentar descobrir se os jogos estão realmente ajudando os atletas asiáticos a aumentarem o nível de seu desempenho para concorrer a nível global. Por exemplo, que tal dar mais tempo às modalidades onde os atletas asiáticos podem mostrar sua força em competições globais, como nos Jogos Olímpicos, e permitir a participação de jovens atletas? Isso poderia ajudar a melhorar seu desempenho para um nível quem sabe superior aos de atletas de outras regiões. Acho que chegou a hora de pensar de forma estratégica."

Yamamoto conclui dizendo acreditar que o Conselho Olímpico da Ásia tem a responsabilidade de analisar os pontos levantados e usar essa análise de forma construtiva no planejamento dos próximos Jogos Asiáticos, que serão realizados em Jacarta, na Indonésia.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...