quinta-feira, 2 de maio de 2013

Painel da Unesco recomenda registro do Monte Fuji como Patrimônio Mundial da Humanidade




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

Um painel consultivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) recomendou o registro do Monte Fuji, um dos cartões postais do Japão, como Patrimônio Mundial da Humanidade, desde que o litoral em seu entorno não seja incluído. Por outro lado, o painel rejeitou o pedido de registro de Kamakura, uma antiga cidade japonesa.

Na terça-feira, funcionários do Conselho Internacional de Monumentos e Locais de Interesse (Icomos) revelaram os resultados das inspeções conduzidas em agosto e setembro do ano passado.

Eles disseram que era apropriado recomendar o status de Patrimônio Mundial da Humanidade para o Monte Fuji, que se situa nas províncias japonesas de Shizuoka e Yamanashi.

Porém, os funcionários do Icomos afirmaram que o litoral ao pé do Monte Fuji - a montanha mais alta do Japão - deveria ser retirado da candidatura.

Eles disseram ainda que não recomendam o registro da cidade de Kamakura, que possui 21 templos budistas e santuários xintoístas, além de uma estátua gigante de Buda.

As recomendações do painel consultivo exercem uma forte influência no processo de seleção dos locais candidatos a Patrimônio Mundial da Humanidade.

O Monte Fuji deve ser listado oficialmente em junho, quando o Comitê do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco realizar uma reunião em Phnom Penh, a capital do Camboja.


0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...