terça-feira, 21 de maio de 2013

Impactos da conclusão de órgão nuclear sobre falhas geológicas na usina em Tsuruga




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

Um painel de especialistas da Autoridade Reguladora Nuclear do Japão elaborou, na quarta-feira, seu relatório final sobre a usina em Tsuruga, na parte central do país, concluindo oficialmente que seu reator número 2 está instalado em cima de uma falha geológica ativa. As diretrizes do governo japonês sobre a segurança proíbem a construção de reatores em cima de falhas ativas, que podem se mover e provocar terremotos. O reator número 2 poderá ser desmantelado, a menos que a operadora da usina, a Companhia de Energia Atômica do Japão, forneça dados revertendo a decisão do painel. No Comentário de hoje, vamos falar sobre os impactos da conclusão do painel com o professor Takeo Kikkawa, da Universidade Hitotsubashi.

Ele diz que a decisão do painel é bastante significativa, uma vez que pavimenta o caminho para uma nova possibilidade de desmantelamento de reatores nucleares. Os regulamentos existentes estipulam que reatores nucleares obsoletos, com mais de 40 anos, devem ser desativados. Agora, eles podem ser desativados mesmo antes de chegar a este limite.

A decisão não segue o conceito do período anterior ao acidente na usina nuclear Fukushima 1 em março de 2011. No passado, a ex-autoridade reguladora foi estabelecida pelo Ministério da Economia e Comércio, que promove o uso da energia nuclear. Contudo, a Autoridade Reguladora Nuclear de hoje é uma organização individual, independente do governo. Segundo o professor Kikkawa, o ponto é o fato de o órgão ter introduzido o conceito de "backfit", que adota uma revisão a partir do zero da operação de uma instalação em questão na descoberta de algum problema, mesmo que ela tenha sido aprovada em termos de padrões de segurança.

Ao mesmo tempo, há temores de que o desmantelamento do reator número 2 possa causar impactos negativos na empresa operadora e comunidades locais. Contudo, o professor não considera difícil encontrar uma maneira de deixar de lado a dependência em energia nuclear. A usina nuclear possui diversas instalações de grande porte, tais como as de transmissão de eletricidade e subestações transformadoras. Uma das maneiras é aproveitar estas instalações e transformar a usina nuclear em termoelétrica, que utiliza o gás natural liquefeito, ou em uma usina de energia à base de carvão, de um tipo mais avançado.

Além disso, o desmantelamento é considerado no mundo como um dos negócios mais promissores relacionados à energia nuclear. Definitivamente, esta atividade irá criar novos postos de trabalho. O ponto mais importante é elaborar um esquema para o futuro com base nas exigências e opiniões da população local.

O governo japonês não revela sua estimativa clara sobre a taxa de dependência em energia nuclear no futuro. O professor Kikkawa diz que o governo deve aprender com o que aconteceu na usina nuclear Fukushima 1 e evitar o estabelecimento de padrões de segurança adotados no passado.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...