quinta-feira, 24 de março de 2016

Navio transportando plutônio deixa o Japão rumo aos EUA



Um navio transportando plutônio do Japão para os Estados Unidos teve o início de sua jornada. A embarcação deixou o porto de Ibaraki nesta terça-feira (22) e vai entregar 331 quilos de puro plutônio nos Estados Unidos, onde será processado.
Dizem que a quantidade é suficiente para criar cerca de 40 bombas atômicas.
A transferência é parte de medidas antiterroristas planejadas pelos lideres das duas potências na Conferência de Segurança Nuclear de 2014, realizada nos países baixos.
O plutônio transferido teve sua origem em países ocidentais, comprado pelo Japão na década de 70 e foi usado em usinas nucleares na província de Ibaraki.
O governo japonês não divulgou os meios de transporte ou rotas, por questões de segurança.
Contudo, fontes afirmaram que um navio armado e sob bandeira britânica atracou no porto da província na segunda-feira, permanecendo até ser carregado com a carga.
Especialistas afirmam que a pureza do plutônio é tão alta, que ele poderia facilmente ser utilizado em armas nucleares. O material será processado em unidades americanas para evitar que seja utilizado em armamentos.
Fonte: News on Japan.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...