terça-feira, 11 de março de 2014

A situação dos desabrigados 3 anos após o terremoto no nordeste japonês

Taptrip


Taptrip


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Já se passaram 3 anos desde que um terremoto devastador atingiu o nordeste do Japão, contudo muitas pessoas ainda vivem em casas temporárias. Os que perderam suas casas enfrentam desafios bastante diferentes em comparação a desastres passados. No Comentário de hoje, Noboru Yamazaki, comentarista da NHK, nos fala sobre as dificuldades cotidianas dos que vivem em casas temporárias.

Perguntamos a ele quais são as diferenças em comparação a desastres passados.

O comentarista diz que em muitos distritos, são necessários trabalhos de construção em grande escala. Algumas pessoas precisam construir suas casas em áreas mais elevadas e em outros lugares, é necessário fazer uma elevação do solo antes que se construa casas.

Tais circunstâncias forçam muitas pessoas a continuar em casas temporárias por um longo tempo. Após o terremoto de Hanshin-Awaji, em 1995, que atingiu a região ao redor de Kobe, no oeste do Japão, quase metade dos desabrigados saíram das casas temporárias e começaram a reconstruir suas vidas num período de 3 anos. Contudo após o terremoto e tsunami de 2011, cerca de 90% dos desabrigados continuam a viver em casas temporárias ou outros locais, longe de suas casas.

Um outro aspecto é o de que a situação difere de desastres passados porque muitos dos que perderam suas casas vivem em locais separados, em casas particulares alugadas ou outras acomodações em todo o Japão. Em muitos casos passados, a maioria dos desabrigados viviam juntos em alojamentos pré-fabricados e outros abrigos temporários. Isso facilitou o trabalho das municipalidades e voluntários para que cuidassem das vítimas, no fornecimento de informações e também na comunicação entre os próprios desabrigados. Contudo desta vez, apenas pouco mais de 100 mil pessoas vivem juntas em casas temporárias pré-fabricadas, construídas em caráter emergencial. E mais de outros 120 mil vivem em casas particulares de aluguel, ou de caráter temporário.

Quanto ao apoio dos governos locais dado às pessoas que vivem em locais distintos, um conselho de bem-estar social da cidade de Sendai, para onde desabrigados de toda a região nordeste se dirigiram, lançou um programa chamado "Uma reunião de pessoas da mesma cidade natal". Este programa pretende reunir no mesmo lugar, pessoas da mesma cidade, município ou vilarejo, para que haja um intercâmbio mais profundo entre elas. A mesma reunião para pessoas do município de Minami-Sanriku foi realizada em setembro do ano passado, e o evento atraiu mais participantes do que outras reuniões normais. O conselho convidou funcionários da municipalidade de Minami-Sanriku para a reunião e fez com que eles relatassem como estão os procedimentos dos trabalhos de restauração, além de fornecer informações importantes aos desabrigados da cidade.

Houve uma boa resposta por parte dos participantes. Os trabalhos de restauração precisam ser feitos sem demora, mas é igualmente importante dar apoio aos desabrigados para que eles passem os seus dias longe de suas casas em bom estado mental e físico.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...